Aula especial de Tomografia Computadorizada com o especialista Juan Soares Vidal


Publicado em 11/09/2018

No dia 16 de outubro a partir das 18h30, o especialista Juan Soares Vidal irá ministrar uma aula especial com o tema 'Abdômen agudo infeccioso na perspectiva da Tomografia Computadorizada'.

Estão convidados alunos e ex-alunos da área da saúde da Escola Jardins, técnicos, tecnólogos e estudantes de Radiologia.

Popularmente conhecida como apendicite aguda, o abdômen agudo infeccioso é a causa mais comum de dor abdominal aguda que requer intervenção cirúrgica no mundo ocidental. O diagnóstico precoce é essencial para minimizar a morbidade da doença. O uso dos métodos de imagem significou grande avanço no diagnóstico desta enfermidade, até então avaliada apenas com base na história clínica, exame físico e dados laboratoriais, haja vista que 20% a 33% dos pacientes apresentam sintomas atípicos.

O diagnóstico é mais difícil nas crianças, nos idosos e nas mulheres em idade fértil. Os principais métodos de imagem para sua avaliação são a ultra-sonografia e a tomografia computadorizada. Os objetivos desta aula serão: descrever a fisiopatologia da doença, comentar os principais aspectos técnicos da tomografia computadorizada, demonstrar e ilustrar os achados tomográficos.




© 2016 - Escola Jardins. Todos os direitos reservados